O que você estava fazendo em 26 de outubro de 2000, há 10 anos atrás? Um garoto de capuz verde e orelhas pontudas estava correndo contra o tempo para salvar o
mundo da completa destruição.
Naquela data Shigeru Miyamoto lançava nos Estados Unidos sua mais recente ambição: The Legend of Zelda: Majora´s Mask. O jogo chegou já com toda a responsabilidade de ser uma sequência da
excelente versão Ocarina of Time, ambas originalmente do videogame Nintendo 64.
O
sucesso, entretanto, não veio tão rápido. Até hoje Majora´s Mask divide a opinião dos jogadores. Uns o classificam como puro "mais do mesmo", outros dão crédito por alguns elementos inéditos como o limite de 3 dias e as transformações do herói. O fato é que não superou seu antecessor, mas tem um lugarzinho no coração de todos que se aventuraram por Termina.
Jogo de 50 minutos
Majora´s Mask era um jogo complicado, principalmente para a época. Não bastava simplesmente ir de um ponto a outro ou passar por uma série de diálogos e situações. Era preciso controlar o tempo - e de forma mais ousada do que na edição anterior.
O grande desafio era que tudo precisava ser feito em apenas três dias, isso de acordo com o tempo do jogo - para nós, era o equivalente a apenas 54 minutos, aproximadamente.
Como então terminar um jogo em menos de 1 hora? Parece impossível, não? Por isso você tinha a artimanha de usar a ocarina de Link para voltar no tempo e recomeçar tudo de novo desde o dia 1. Esse procedimento era feito à exustão e obrigatório para conseguir conversar com todos os moradores e visitar todas as dungeons (os calabouços que são a grande graça de todo Zelda).
Ao voltar para o primeiro dia, o personagem sempre mantinha todas as habilidades, equipamentos e outros itens importantes que adquiriu antes de tocar a música. As únicas coisas que se perdiam eram chaves,
dinheiro não guardado no banco e outros detalhes não essências.
Lua e transformações
Uma das coisas mais legais em The Legend of Zelda: Majora´s Mask era olhar para o céu e notar que uma esfera gigantesca, uma lua de dar medo estava a cada minuto se aproximando mais da terra - no caso, do mundo de Termina.
Mas essa erá só a ponta da trama. A "Máscara de Majora" foi roubada pelo baixinho Skull Kid, e Link descobre que esta antiga reliquia tinha um poder maligno e apocaliptico.
Dominado pela maldição da Majora´s Mask, o Skull Kid é o grande responsável pela lua cair em direção a terra. O que sobra para você, então? Resolver toda a bagunça e recuperar a máscara antes que a lua caia e destrua tudo em três dias.
Para conseguir ser rápido o suficiente, além de sempre voltar no tempo, Link também contava com o poder de outras máscaras para se transformar. E este era mais um grande elemento do jogo e o que o diferenciava de todos os outros da série. Afinal, nada poderia alegrar mais o coração de um fã do que poder se transformar em Deku Scrub, em Zora ou mesmo em um poderoso Goron.
Majora´s Mask através do tempo
O que? Não jogou The Legend of Zelda: Majora´s Mask e já se desfez do seu Nintendo 64? Calma, existem outros meios de impedir que a lua acabe com o mundo de Termina.
- Disco The Legend of Zelda: Collector`s Edition
Plataforma: GameCube / 2003
- Wii Virtual Console / 2009
Download do jogo por 1000 Wii Points