Páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Primeiros jogos 3D da Sony terão resolução reduzida

Semana passada, o Playstation 3 recebeu um patch para que os jogadores possam experimentar os primeiros títulos em 3D esterioscópico, no entanto, parece que nem tudo são flores nessa primeira leva de jogos que serão lançados em junho.

Esses games pioneiros terão suas resoluções reduzidas nas versões 3D se comparados as suas versões 2D. Wipeout HD, que originalmente roda à 1080p, terá sua resolução reduzida para 720p e sofrerá com redução da taxa de frames; Motorstorm: Pacific Rift,que em 2D roda à 720p,sofrerá um “upscaling” e terá sua resolução reduzida para uma versão sub-HD quando jogado em 3D.

Para se criar o efeito 3D é necessário renderizar duas imagens diferentes e interlaçadas e isso acaba gerando um aumento de processamento extra, consequentemente, a resolução terá que ser reduzida para realizar todas essas tarefas.

O co-fundador do estúdio Ninja Theory, Tameem Antoniades, explica, de maneira clara o porquê dessa redução. Segundo ele, “O problema é que para se fazer 3D da maneira correta você precisa renderizar 60 frames por segundo, por olho. E pelo menos em 720p (por olho). Então, na realidade é 1080p sendo renderizado a 120 frames por segundo, a atual geração pode apenas processar gráficos muito rudimentares nessas especificações

Parece que a Sony e as outras empresas tem um grande caminho pela frente para convencer os consumidores que o 3D, nos videogames, veio mesmo para ficar. E você, pretende jogar em 3D mesmo que a resolução não seja a melhor possível?

By 300C